O Brasil
tem o maior mercado consumidor da América Latina e um dos mais
promissores do mundo, devido ao crescimento da renda de sua
população. Estima-se que, nos últimos anos, 35 milhões de pessoas
subiram para a classe média e que essa nova classe média está numa
febre consumista, conforme informações do jornal espanhol “El
País”.
Isso faz
com que o mercado brasileiro seja atrativo para exportadores de todo
o mundo.
A Oficina
Comercial do Equador no Brasil elaborou um manual para exportadores
com informações relevantes sobre cultura, situação
socioeconômica, estrutura econômica e requisitos de acesso ao
mercado.
Abaixo,
algumas informações importantes da cultura empresarial brasileira:
- É raro
que as empresas brasileiras marquem reuniões em cafés, hotéis,
etc. As reuniões, em geral, acontecem nos escritórios.
- Deve-se
participar das reuniões de forma objetiva e direta, e ser claro e
firme na hora de fixar preços, prazos e formas de pagamento.
- Às
reuniões empresariais – principalmente quando se tratar de
fechamento de negócios – participa um representante da empresa
compradora, com poder para tomar decisões, junto a alguém que
conheça temas técnicos do produto negociado.
- É
importante ter catálogos, cartões de visita e informações básicas
da empresa em português. Também se pode fazer uma apresentação em
português. Isso mostra interesse e predisposição para fazer
negócios neste mercado.
- É
recomendável oferecer garantias, assistência, serviço de
pós-venda, manutenção, etc., e explicar bem as condições para
sua aplicação e cumprir ao pé da letra com o combinado.
- A
pontualidade é importante e, em caso de qualquer inconveniente ou
atraso, deve-se avisar com a devida antecedência.
-
Costuma-se usar trajes formais no ambiente empresarial brasileiro.
- Os
brasileiros são extrovertidos e, em geral, começarão as reuniões
com algum tipo de conversa sobre algo que não tenha ligação com o
negócio, como forma de quebrar o gelo e criar um ambiente propício
e de confiança para negociar. Sempre oferecerão um cafezinho e
farão perguntas sobre o país do exportador. Ao final da reunião, e
se já terminaram de tratar de negócios, também é provável que
continuem uma conversa mais relaxada e informal.
- Os
empresários e executivos brasileiros são, em geral, amigáveis no
tratamento e não se preocupam com grandes formalidades, o que não
significa que sejam muito maleáveis nas negociações.
- A
apresentação deve ser objetiva, clara e breve. Farão perguntas ao
fim da apresentação.
- Não se
deve deixar nenhuma pergunta sem resposta, porque isso pode atrasar a
decisão do cliente. A falta de um dado ou informação pode deixar o
cliente inseguro para fechar o negócio.
- Não se
deve pressionar o cliente na esperança de obter uma decisão mais
rápida, pois geralmente são realizadas pesquisas paralelas sobre
eventuais normas aduaneiras que podem atrasar o processo de decisão.
- Deve-se
ter muito cuidado com as quantidades oferecidas. Por exemplo,
tratando de produtos de consumo humano, os pedidos podem ser
volumosos, levando em consideração o tamanho do mercado brasileiro.
Desta forma, o exportador deve ter certeza de que é capaz de
fornecer a quantidade dentro do prazo.
- É
conveniente que o exportador leve papéis timbrados da empresa.
- Se o
ambiente da reunião foi bom, em geral, surgirá convite para um
almoço ou jantar a fim de continuar falando de negócios. Se ocorrer
isso, é importante tomar a iniciativa de pagar a conta.
Para mais
informações, acessar o Manual da Oficina Comercial do Equador no Brasil.
Fuentes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!