domingo, 27 de janeiro de 2013

Manta, capital do atum



O atum é um grande tesouro equatoriano pescado no Pacífico, que gera até 25 milhões de dólares por mês em exportações somente para a Europa.

A industrialização do atum se concentra principalmente na costa da província de Manabí e 70% das empresas atuneiras do país localizam-se na cidade de Manta. Tais empresas geram 12.400 postos de trabalho diretos e 30.000 indiretos.

Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento econômico da cidade foi o desenvolvimento do setor industrial. Nove das dez maiores empresas de Manabí, pertencem ao setor e se encontram localizadas ao redor da cidade de Manta.

Em novembro de 2011, os departamentos comerciais do Equador e do Brasil, assinaram um memorando de entendimento em matéria comercial, de investimento, instrumentos financeiros e cooperação econômica durante o encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, o que permitiu o acesso do atum equatoriano ao mercado brasileiro.

Eu já encontrei atum enlatado de Manta em supermercados de São Paulo, a maior cidade do Brasil e, claro, pela identificação com a cidade natal de minha esposa, dei preferência ao atum equatoriano.

Se você é empresário atuneiro e deseja exportar para o mercado brasileiro, lhe vai interessa ler algumas informações úteis elaboradas pela Oficina Comercial do Equador no Brasil.

Leia também, neste blog, o post Exportando para o Brasil.





Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!